Amar é a coragem de se deixar diluir pelo outro

Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.” (Lc 8,21)

O Papa Francisco tem sido a voz de Deus para os nossos tempos, voz de perdão, reconciliação, misericórdia. Pe. Léo costumava dizer que “Amar é a coragem de se deixar diluir pelo outro, porque amar é morrer”.

Na verdade, o amor de Deus comporta fazer-nos passar por provas imensas, cruzes, e a misericórdia nos ensina a perdoar até ao amor perfeito. O Papa tem nos provocado a voltar-nos uns para os outros no amor fraterno, de irmão para irmão, enfrentar nossa cruz, sermos ‘Cirineu’ uns para os outros, consolar e ser consolado: “Nós temos a tentação de fugir das nossas cruzes e da dos outros, de afastar-nos de quem sofre. Voltemos o olhar para Nossa Senhora, pedindo a ela que nos ensine a permanecer junto da cruz do irmão que sofre, a ver Jesus em cada homem caído no caminho da vida, em cada irmão que tem fome ou sede, que está nu, encarcerado ou enfermo.” Aprendamos com Maria a ter o coração desperto e atento às necessidades dos outros.

Suplica o Papa: “Não temos o direito de permitir-nos mais um fracasso neste caminho de paz e reconciliação. Unamo-nos em oração a Cristo, de modo particular com aqueles que já perderam a esperança; pelos que sofrem injustiças, abandono, solidão, idosos, doentes, crianças, jovens, famílias em dificuldades… Que Maria enxugue as nossas lágrimas, nos console como Mãe, nos devolva a esperança. Maria é a nossa Mãe, por isso podemos recorrer com fé a ela, pois, mais do que ninguém, ela pôs a Palavra de Deus em prática e o Verbo de Deus se fez carne no seu ventre e habitou entre nós: Jesus.

Oração de Entrega

Mãe, quero entregar a ti cada filho que está orando neste momento. Que eles sejam cobertos com teu manto de amor, eles e suas famílias. Cada problema entrego a ti, mãe tão amorosa. Maria, mãe de misericórdia, concedei a todos os que estão em perigo sentirem seu amor fraterno. Amém!