A cada dia que passa nos deparamos com o crescimento e o desenvolvimento de novas tecnologias que atingem, cada vez mais cedo, crianças e jovens. Com tanta “modernidade”, muitas vezes nos esquecemos de pontos e pessoas fundamentais na transmissão de conhecimentos e valores. Em meio ao nosso cotiAdiano, contamos com pessoas que são verdadeiras fontes de conhecimento, valores, costumes, cultura, fé, responsabilidade, lutas… Enfim, pessoas que alguns chamam de “mais velhos”, outros de anciãos ou de avós. Não é a isso que quero me prender, mas à importância dessas pessoas na educação que nos é passada, de geração em geração.
No início das civilizações, o “saber” era passado dos mais velhos para os mais novos, algo que se mantém em algumas tribos indígenas até hoje. Mas, na sociedade em que vivemos, houve uma evolução no passar desse conhecimentos e na maneira de trabalhar a educação. Hoje, temos creches, escolas, faculdades e universidades; meios que favorecem a integração com o conhecimento e com o que se espera do cidadão como profissional. Mas, mesmo neste tempo em que os avós estão a anos luz dos interesses de crianças ou jovens, podemos dizer que o que realmente os farão se desenvolver bem como pessoas – e aí sim buscar suas conquistas profissionais e pessoais –, será aprender a relacionar-se melhor com o outro, com as dificuldades, os limites, as perdas, as vitórias e com tudo mais que vem ao passar os anos. É, sem dúvida, o conhecimento que está impresso nos livros das fortes marcas deixadas pelo tempo no rosto de cada avô e avó.
Muitos deles têm até suas manias, mas sempre uma maneira toda especial de nos olhar. De olhar cada neto e saber o que cada um gosta; identificar sorrisos e palavras, olhar para nós e, muitas vezes, ver pedacinhos de nossos pais em nós e até deles mesmos. Orientações e riquezas que nos são passadas, sem pressa e sem medo, por pessoas que já percorreram o caminho que as crianças e jovens estão apenas iniciando e que nos trarão sabedoria para que cada um se torne uma pessoa íntegra e feliz.
As nossas orações e carinho a todos os avós!