Como o jovem Timóteo

“Comece com os jovens, pois é mais fácil”

Neste mês, marca-se o início da Comunidade Canção Nova, quando o padre Jonas foi dócil à moção do Espírito Santo, por meio das palavras de Dom Antônio Miranda dirigidas a ele: “Comece com os jovens, pois é mais fácil”.

Assim nasceu o que somos: “Canção Nova, uma comunidade carismática de amor e adoração, que comunica a Boa Nova de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo”.

Os jovens acolhem facilmente os desafios divinos. Na Bíblia, vemos jovens que passaram por grandes provas tornando-se uma referência para o seu povo. José do Egito, Samuel, Davi, Ester, Daniel, João Marcos e Timóteo.

timoteo

Timóteo, desde criança, foi instruído nas Escrituras Sagradas (2 Tm 3,5). Filho de uma judia que abraçara a fé, e de pai grego (At 16,1).

São Paulo nos conta que Timóteo recebeu uma boa educação por parte de sua família, que vivia em uma sociedade pagã (2 Tm 3,14-15). Como os jovens de hoje,Timóteo precisava conviver em meio a uma cultura onde se propagavam os valores antibíblicos. No entanto, ele escolheu servir a Deus na oração e na pregação. Timóteo se fez companheiro de missão para São Paulo, rejeitando as más influências; ele guardava a Palavra e a sã doutrina sem as quais não se alcança a maturidade cristã.

Timóteo nos aponta que o jovem é a Igreja, e ele pode assumir grandes responsabilidades na causa de Deus; um exemplo para os que creem na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na castidade” (I Timóteo 4,12). Ele foi fiel a Deus e manteve firme sua confissão mesmo diante da prisão (Hb13,23). Com certeza, sua prisão se deu pela confissão da fé em Jesus, como ocorre com muitos outros discípulos até os nossos dias.

O Senhor investiu em Timóteo por ele ter feito jus à sua graça. Deus investiu nos jovens da Canção Nova, e da mesma forma sempre aposta no jovem, pois ele adere com mais facilidade à esperança que está por vir. Como aconteceu com Timóteo, não é preciso aguardar os anos para acumular experiência, pode-se iniciar no dia que se chama hoje.

Timóteo não se intimidou por ser jovem e frágil fisicamente, nem por qualquer desafio que lhe foi colocado. Ele partiu, pregou, sofreu, manteve-se fiel e tornou-se um grande líder de sua época até os nossos dias.

Como Timóteo, não tenhamos medo de colocar Cristo no centro de nossas vidas, mesmo em tempos difíceis.

Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade  Canção Nova

 

Adquira o livros de Luzia Santiago:

01.02143    Quem ama