Deus continua a suscitar novas vocações

A Igreja é rica em vocações e carismas

Agosto é lembrado como o mês das vocações. Por isso, gostaria de refletir aqui sobre a
vocação das Novas Comunidades. Sua vivência expressa a alegria do Evangelho e uma maneira nova de entrega a Deus em sintonia com todas as vocações na Igreja.

Neste ano dedicado à Vida consagrada, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao mundo, na qual reconhece que cada forma de vida consagrada nasceu do chamado do Espírito para seguir a Cristo, segundo o ensinamento do Evangelho.

Novas comunidades são um novo tipo de vida comunitária que tem como fonte o Movimento da Renovação Carismática e que constituem novas formas de vida na Igreja. São realidades crescentes em todo o mundo. No Brasil, cerca de 700 novas comunidades estão comprometidas com a Nova Evangelização e o testemunho cristão como as primeiras comunidades cristãs.

deus_continua_a_suscitar_novas_vocaçoes

Da esquerda para a direita, padre Reinaldo Cazumbá, membro da Comunidade Canção Nova / Guilherme Zapparoli, jovem solteiro e membro da Com. Canção Nova / Marlúcia Carvalho, celibatária e membro da Com. Canção Nova / Frederico e Edilma de Oliveira membros da Com. Canção Nova, com seus filhos Francesco Sávio e Maria de Fátima.

 

:. Reze pelas vocações 

:. Veja o vídeo ‘A primeira vocação do ser humano’

A Canção Nova foi fundada, em 1978, por monsenhor Jonas Abib. Ele, com seu ardor apostólico e carismático, tem passado aos membros de sua comunidade a razão de ser do carisma dessa obra: a experiência com o amor de Deus, o anúncio de Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos oferece.

Conforme descritas por João Paulo II, a originalidade dessas Novas Comunidades consiste no fato de se tratar de grupos compostos de homens e mulheres, clérigos e leigos, casados e solteiros, que seguem um estilo particular de vida adaptado às exigências da sociedade atual, cujo fim apostólico atende as solicitações da Nova Evangelização. Tais experiências foram favorecidas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), que pedia uma Igreja inserida no mundo, capaz de responder aos desafios de seu tempo. Em 1998, João Paulo II convocou representantes das Novas Comunidades e Movimentos para uma vigília de Pentecostes, na Praça São Pedro.

Na ocasião, afirmou que os Movimentos e as Novas Comunidades são a resposta suscitada pelo Espírito Santo para o nosso tempo. O Espírito não cessa de assistir a Igreja distribuindo novos carismas a homens e mulheres do nosso tempo, para que deem vida a instituições adequadas aos desafios de hoje”, afirma João Paulo II na Exortação Apostólica Vida Consagrada. “Ide pelo mundo inteiro” (Mc 16,15) foi a ordem de Jesus a Seus discípulos. Mais do que nunca, a humanidade inteira aguarda esse anúncio.

As Novas Comunidades surgem como esperança, uma resposta ao sopro do Espírito Santo para os nossos tempos. Maria, primeira discípula de seu Filho, Mãe da Igreja, rogai por nós!

Com carinho,

Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova