Humildade é tudo!

O mundo está em constante movimento, onde cada pessoa com sua profissão soma na construção da história da humanidade. Este mês, por exemplo, saudamos o gráfico, o atleta, o artista, o zelador, o esportista, o comerciante e outros. Entre as diferentes áreas de atuação, existe um fato em comum que alguém já bem definiu: ninguém consegue trabalhar sozinho.

humildade é tudo

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

De mecânicos a enfermeiros, de médicos a engenheiros, passando por advogados, jornalistas, costureiras, agricultores, faxineiros, pescadores, vendedores e administradores… todos contam com uma equipe entrosada e bem ajustada para fazer com que todos os serviços sejam executados da melhor maneira possível.

Entre tantos profissionais, evidencio o responsável pelo bem-estar no ambiente de trabalho: o auxiliar de serviços gerais. Ele é aquele que lida com os problemas básicos
do dia a dia e tem como função atender às necessidades de limpeza, fazer a manutenção e a conservação de espaços interiores e exteriores (pátios, jardins, dependências,
patrimônios, vias e bens imóveis).

Conhecemos muitas pessoas que progrediram na vida e se tornaram renomados profissionais, mas que iniciaram sua carreira de trabalhador realizando serviços gerais.

Na Canção Nova, muitos colaboradores, que hoje são profissionais de comunicação como cinegrafistas, editores de TV e operadores de rádio, por exemplo, iniciaram seu trabalho realizando serviços gerais. Muitos, chegaram jovens, em busca de uma oportunidade para trabalhar. Esse é o caso do Paulo Eleutério, que hoje é o responsável por toda a infraestrutura da Canção Nova.

O profissional em serviços gerais torna-se perito em resolver problemas, fazer diagnósticos e encontrar soluções; por isso, acaba sendo aquela pessoa da confiança de todos, porque serve a todos, a exemplo de Jesus que “não veio para ser servido, mas para servir” (cf. Mc 10, 45). Por mais humilde que pareça um bom trabalho, quando feito com zelo enche o coração de alegria.

Assim como não existem pessoas pequenas na vida, sem importância, também não existe trabalho insignificante. Voltaire já escreveu: “O valor dos grandes homens mede-se pela importância de seus serviços prestados à humanidade”.

Neste dia dedicado aos auxiliares de serviços gerais, digo que sou muito grata a eles, pelo empenho de diário, pela organização e pelo zelo dedicados à construção de uma humanidade nova!