Hoje, nasceu o nosso Salvador

Dezembro marca para nós cristãos a preparação para o santo Natal. Bento XVI, em uma das suas falas, disse: “No Natal, não se celebra o simples aniversário do nascimento de Jesus, mas um profundo mistério que continua a marcar a história humana. A celebração do Natal recorda-nos que, naquele Menino nascido em Belém, Deus se aproximou de todos e de cada um dos homens. Aquele acontecimento ultrapassou os confins do tempo e do espaço e tornou-se presente no Natal, e o seu efeito perdura no decorrer dos dias, dos anos e dos séculos”.

Bento XVI frisou ainda que o Natal celebra a entrada de Deus na história, fazendo-se Homem. “É verdade que a redenção do homem aconteceu num período concreto da história, ou seja, na vida de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. O Eterno entrou no tempo e no espaço para nos tornar possível o encontro com Ele hoje.”

O amor de Deus nos garante: “‘Hoje, nasceu o nosso Salvador’. Este termo ‘hoje’ não é uma palavra vazia, mas significa que o Senhor nos deu a possibilidade de reconhecê-Lo e acolhê-Lo, agora, como fizeram outrora os pastores em Belém, para que nasça também na nossa vida e a transforme com a graça da Sua presença”.

Na Canção Nova, sempre aprendemos que “Natal feliz é Natal com Cristo!” De onde surgiu essa expressão tão linda e tão profunda?Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade, contou-me que havia, nos encontros de sua  juventude, no Sagrado Coração de Jesus, uma jovem  muito alegre e animada que trabalhava como locutora em uma emissora secular. Ao aproximar-se o Natal, ela criou uma frase para dizer no seu programa: “Natal feliz é Natal com Cristo!”. Ela era o resultado de quem fez a experiência do encontro com Cristo. A força do seu testemunho contagiou seus colegas de trabalho naquela emissora na grande São Paulo.

O padre continuou: “Quando eu a ouvia anunciar, naquela rádio, ‘Natal Feliz é Natal com Cristo’, percebia a sua coerência na comunidade cristã; isso calou profundamente o  meu coração neossacerdotal. Estou preparando-me para celebrar, no próximo ano, meus cinquenta anos de sacerdócio, e confesso que esta expressão continua a ecoar no meu coração com a mesma intensidade que ecoou quando a escutei pela primeira vez. A força do verdadeiro testemunho daquela jovem faz com que a Canção Nova transmita esta notícia para que o mundo inteiro tenha o seu encontro pessoal com Jesus e diga: ‘Natal feliz é Natal com Cristo’.

Para todos, um santo Natal e um feliz Ano Novo, repleto das bênçãos do Deus Menino.

Luzia Santiago