"Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor"

O ósculo santo é o afeto mais belo entre as pessoas

É tempo de renovação da nossa fé, das promessas do nosso batismo! Nascemos para uma vida nova na Páscoa do Senhor. Ele nos prometeu: Quem, crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”(Jo 11, 35-26). Jesus Cristo vive, e o seu amor foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo. Quanto mais nos deixamos tocar por Jesus, mais plenos do Seu amor ficamos e vamos tomando Sua forma, porque Deus é Amor.

Copyright: PonyWang

Na sua vida pública, o Senhor escolhe Seus primeiros discípulos, amando-os até o fim. Jesus se fez amigo afetuoso, que acolhe cada um como único. Sua amizade com Marta, Maria e Lazaro expressa sua humanidade e o começo do relacionamento sadio com as pessoas. “Ele está no meio de nós” para garantir aos que creem o equilíbrio e o respeito no relacionamento entre as pessoas. As diversas experiências de comunhão e relacionamento sadio, o exercício da caridade, tudo é oferecido para que o mundo creia. Realizante em Cristo é perceber que o amor cresce nas múltiplas formas e que n’Ele é possível viver a sadia convivência.

Em sua carta, Pedro recomenda: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor.” (I Pd 5,14). Uma das mais belas manifestações de afeto é o beijo, o ósculo santo. Uma forma de saudação usada por Jesus e Seus discípulos, pela ação de beijar a face. O beijo, no mundo bíblico, era uma saudação comum. Para os primeiros cristãos, todavia, tornou-se um sinal do amor fraterno, que continua na vivência dos nossos dias.

Partilho com você algo que experimentei em minha vida. Eu tive um pai cristão, muito terno e amoroso, que não economizava em abraçar e beijar os filhos, fazer cafuné, colocar no colo, animar e elogiar não só os seus, mas dos amigos e conhecidos.

Na minha conversão, conheci padre Jonas. Com seu testemunho, ele veio aperfeiçoando em mim o que do amor de Deus nele tenho experimentado: a fraternidade com gestos concretos de acolhimento, carinho, abraço com todas as pessoas que o cercam. Diante dessas experiências, pude perceber que uma vida santificada no amor é muito mais forte que todas as correntes contrárias de fechamento e ódio.

O Espirito Santo me diz: “Luzia, deixe que o seu amor se derrame para as pessoas. O mundo precisa de cristãos não somente fervorosos, mas amorosos e acolhedores uns com os outros. Não tenham medo de expressar a ternura de Deus! Precisamos ter a coragem de ser aquilo que Deus nos fez: amor”.

Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade  Canção Nova

 

Adquira o livros de Luzia Santiago:

01.02143    Quem ama