Ser missionária é servir com simplicidade

Façamos a escolha de abraçar uma vida simples

Jesus chamou os Seus discípulos e deu várias instruções a eles. Uma delas é a de ser simples
como as pombas. Isto me fez recordar do tempo em que monsenhor Jonas, ainda padre jovem, pregava sobre o encontro pessoal com Cristo e, com entusiasmo, cantava para os jovens ensinando-lhes a orar, estudar a Bíblia e a viver a alegria do Evangelho. Sua empatia e doação atraía as pessoas para Deus. Com a simplicidade evangélica e a ousadia, ele fez o convite aos jovens: quem estava disposto a deixar pai, mãe, irmãos, trabalho, namoro, e dar um ano de sua vida para Cristo e viver em comunidade para evangelizar? Alguns aderiram à esse chamado, entre eles eu, que aspirava ir além do meu servir a Jesus.

Começou assim, em 1978, a comunidade Canção Nova, com a missão de uma vida inteiramente consagrada a Deus para o resgate das almas. Mas, qual é a nossa característica maior? Somos carismáticos e trazemos em nosso testemunho o Cristo vivo e a experiência do batismo no Espírito Santo, na certeza da vinda gloriosa de Jesus. Somos missionários, trazemos os traços do nosso fundador: a simplicidade e o ardor no evangelizar.

:. Façamos da simplicidade nosso projeto de vida
:. A simplicidade nos aponta o essencial 
:. Na simplicidade se esconde o belo

ser_missionaria_e_servir_com_simplicidade
Foto: Neidinha

Neidinha, missionária da comunidade Canção Nova há 18 anos, escreveu-me sobre sua vida missionária nos Estados Unidos: “Embora eu viva em um país de muitas oportunidades, envolvida por toda espécie de tentação: da riqueza, do possuir, do prazer, do poder, do passageiro… Olho para essas realidades externas e faço a escolha de abraçar uma vida simples. O sentido do meu ser missionário está em Cristo Jesus; abraçar Jesus é exigente, requer o foco no servir, acolher, viver com o necessário, depender em tudo unicamente de Deus. Um dos maiores desafios da minha experiência é ser fiel no seguimento a Cristo; com a Sua graça, embora fraca e cheia de limitações, a passos lentos, eu tenho sempre encorajado meu coração a responder de forma pronta e alegre o meu sim à missão. Entendi que sem uma vida de intimidade com Ele, sem a Sua graça, é muito difícil manter-se no Seu seguimento.”

Viver a simplicidade, inculturar-se, aprender o idioma, conservar a fé e fazer jus ao espírito de serviço é o grande desafio para os missionários em terras estrangeiras. Mas, não somente para esses, como também para nós que um dia respondemos ao Senhor: ‘Eis-me aqui, envia-me!’

No mês das missões, oremos por todos os missionários que dão a vida no serviço da evangelização! Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, rogai por nós!