Só pelo amor se vence!

Nenhum outro caminho conduz à vida, exceto o do amor

Na viagem à Terra Santa, em maio de 2014, na cidade de Jerusalém, o Papa Francisco e o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, encontraram-se no lugar mais importante para os cristãos: O Santo Sepulcro ou Igreja da Ressurreição, como chamam os cristãos do Oriente, porque ali foi derrotada a morte e a luz de Cristo venceu as trevas.

Ao chegar ali, o Patriarca exclamou: “Encontramos o lugar onde o Senhor padeceu: O túmulo de onde a vida surgiu… A história não pode ser programada, a sua última palavra não pertence ao homem, mas a Deus. Os guardas do poder secular guardaram em vão este túmulo. Em vão colocaram uma pedra grande na entrada para que ninguém conseguisse arrastá-la…

Só pelo amor se vence!

Área externa do Santo Sepulcro.

 

Qualquer esforço da humanidade contemporânea para moldar o seu futuro de forma independente, sem Deus, é apenas uma presunção… Este Túmulo Sagrado nos convida a rejeitar outro medo, talvez o mais difundido na era moderna: o medo dos outros, apreensão de ter outra fé, outra religião, outra confissão… O fanatismo religioso ameaça a paz, onde o mesmo dom da vida é sacrificado no ódio religioso. A mensagem que emana do Túmulo que dá a vida é urgente e clara: “Amar o próximo, o seu vizinho com suas diferenças, que segue outra fé e confissão”.

O Papa Francisco acentuou em suas palavras: “É graça extraordinária estarmos aqui reunidos em oração. O Túmulo Vazio… é o lugar de partida da ressurreição: ‘Não tenhais medo, sabes que buscas a Jesus, o crucificado, Ele ressuscitou como disse: Vem, eis o lugar onde o puseram, ide, dizei a seus discípulos. Ele ressuscitou dos mortos’ (Mt 28, 5-7). Este anúncio é o coração da mensagem cristã, fielmente passada de geração em geração… é o fundamento da fé que nos une, porque juntos professamos Jesus Cristo, Filho único do Pai e nosso único Senhor”.

Ambos têm consciência que só pelo Espírito Santo se conseguirá dar passos para a unidade as diferenças não devem impedir os crentes de contribuírem para o exercício de buscar o que os une; a esperança e a fé removem montanhas. Bartolomeu diz a Francisco: “Nenhum outro caminho conduz à vida, exceto o do amor, da reconciliação, da paz, e da fidelidade autêntica à verdade”. Ambos se ajoelham em oração diante do mistério da morte e ressurreição de seu Mestre, que continua a fazer o apelo para que todos sejam um, ‘para que o mundo creia’.

Agora é a nossa hora: Oremos pelos cristãos do mundo inteiro e façamos a nossa parte, pois Cristo Ressuscitou,verdadeiramente! Aleluia!

Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova