O Senhor enviará o seu anjo junto a ti, para guiar o teu caminho.
“A teu respeito, ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos.” (Sl 90,11)
Quanto respeito esta Palavra deve despertar em nós, aumentar a gratidão, dar confiança. Reverência pela presença, gratidão pela benevolência, confiança pela proteção. Os anjos estão aqui, portanto, e estão junto de nós, não apenas conosco, mas em nosso favor. Estão aqui para proteger, para nos serem úteis.
Na verdade, embora enviados por Deus, não nos é lícito sermos ingratos com eles, que com tanto amor Lhe obedecem e em tamanhas necessidades nos auxiliam. Sejamos-lhes fiéis, sejamos gratos a tão grandes protetores; paguemos-lhes com amor; honremo-los tanto quanto pudermos, quanto devemos.
“Aliás, mesmo assim tão pequeninos e restando-nos ainda uma tão longa, e não só tão longa, mas ainda tão perigosa caminhada, que temos a temer com tão poderosos protetores? Eles não podem ser vencidos, nem seduzidos, e ainda menos seduzir, aqueles que nos guardam em todos os nossos caminhos. São fiéis, são prudentes, são fortes; por que trememos de medo? Basta que os sigamos, unamo-nos a eles e habitaremos sob a proteção do Deus do céu.” (Dos Sermões de São Bernardo, abade (Edit.Cisterc. 4[1966]458-462) (Séc.XII)
Eterno Autor do mundo, que o céu e o mar guiais, segundo as nossas obras, Rei justo, nos pagais. O espírito soberbo às trevas condenastes com muitos companheiros, e aos anjos bons. Que venham consolar-nos, mostrar-nos vosso amor, guiar-nos para o bem, vencendo o tentador. A vós, Deus Uno e Trino, louvor e todo o bem. Possamos, com os Anjos, nos céus vos ver. Amém