Monsenhor Jonas um testemunho de vida em nosso meio
“Feito tudo para todos”, é o lema sacerdotal do monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova da qual faço parte desde quando, na ousadia do Espírito, ele fez o convite aos jovens a darem um ano de suas vidas para viverem em comunidade e levarem Jesus Cristo aos outros.
Tenho a graça de caminhar ao seu lado pelo menos quarenta anos, e testemunhar a eficácia do seu sacerdócio para uma geração nova de filhos e filhas de Deus, sedentos em seguir Cristo, com sede de santidade.
O seu chamado ao sacerdócio é um chamado à conversão, à vida nova, como a missão de João Batista: Preparai os caminhos do Senhor – E tu menino serás chamado profeta do Altíssimo para preparar os seus caminhos – Da mesma forma, com a sua vida, padre Jonas, como uma multidão o conhece, vem preparando um povo bem disposto para a vinda do Senhor, na força do batismo no Espírito Santo.
Tendo a graça ainda de conviver diariamente com ele, vejo o padre que vive a providência divina numa vida simples, desapegada, humilde, contemplativa, mas profundamente alegre e fraterno; afetuoso, é discreto, adorador, um apaixonado pela Palavra de Deus; muito atualizado das realidades e dores do povo, intercessor, e presente nas dores e alegrias do próximo.
Obediente, submisso, mas firme em seus propósitos com Deus e com a Igreja.
Monsenhor é: o vigia esperando aurora
Qual noiva esperando o amor
É assim que servo espera
A vinda do seu Senhor
Ao longe, um galo vai cantar seu canto
O sol no céu vai estender seu manto
Na madrugada eu estarei desperto
Que já vem perto o dia do Senhor
A minha voz vai acordar meu povo
Louvando a Deus, que faz o mundo novo
Não vou ligar se a madrugada é fria
Que um novo dia logo vai chegar
Se é noite escura, ascendo a minha tocha
Dentro do peito, o sol já desbrocha
Filho da luz, não vou dormir: vigio
Ao mundo frio vou levar o amor!
Monsenhor, nos seus cinquenta e um anos de sacerdócio, é apóstolo do Espírito Santo, testemunha fiel da misericórdia divina.
Eu, como muitos, vamos seguindo seus passos. Queremos ser João Batista nos dias de hoje, anunciar e testemunhar a misericórdia do Pai por Jesus Nosso Senhor.
Vinde, Senhor Jesus!