31Cada dia é uma nova oportunidade para estreitar o nosso relacionamento com Deus e, com confiança, regar tudo com a oração
A oração é uma arma espiritual poderosíssima em todas as situações, e que todos podem alcançar. Com ela professamos a nossa fé, louvamos, adoramos, nos penitenciamos e confiamos.
No Livro de Daniel temos a oração penitencial de Azarias que, de pé, começa a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, ele disse: “‘Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos, por teu nome, não desfaças tua aliança nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu Santo, aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar…
Tu faças que nós te sigamos até ao fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor'” (Daniel 3, 25-36; 40b-43).
O orante reconhece suas culpas, tem consciência que merece o castigo, mas confia na grandeza e na misericórdia de Deus que sempre está pronto a perdoar e resgatar os seus fiéis.
Vamos agora a Deus com a nossa oração, sem restrições, do nosso jeito falemos a Ele. Seja de pé, sentado, de joelhos, deitado, alegres ou tristes, de alma e coração transparentes, nos manifestemos.
“Mesmo que em nós faltem as palavras, tenha compaixão de nós Senhor! Sabemos que falhamos, dai-nos arrependimento dos nossos pecados, perdoa-nos Senhor! Levanta-nos! Salva-nos! Vossa verdade nos oriente e nos conduza, porque sois o Deus da nossa salvação.”
Vinde, Senhor Jesus!