Natal

Natal: tempo de perdão, amor, renovação espiritual e vida nova em Cristo

Acolher o Natal como tempo de perdão e reconciliação

Estamos vivendo as alegrias do Natal, um tempo especial que renova em nós sentimentos de esperança, fé e fraternidade. Tempo de perdão, amor e renovação espiritual. Neste período, nossos corações parecem se abrir de maneira mais ampla para percepções que, muitas vezes, passam despercebidas ao longo do ano. É como se Deus nos concedesse uma sensibilidade maior para refletir sobre nossa vida, sobre quem somos e sobre quem desejamos ser. Por isso o Natal se torna um momento propício para tomarmos atitudes importantes que vínhamos adiando — atitudes que exigem coragem, humildade e amor verdadeiro, como perdoar aqueles que nos feriram e também pedir perdão às pessoas que nós ferimos, consciente ou inconscientemente.

Viver o amor e a solidariedade no Espírito do Natal

O Natal é, sobretudo, um convite a praticarmos o bem. Não apenas o bem direcionado às pessoas que nos são queridas, mas a todos aqueles que cruzam o nosso caminho. Neste tempo, somos chamados a abrir os olhos e o coração para enxergar as necessidades dos outros, e a estender a mão com gestos concretos de solidariedade, compaixão e generosidade.

Mais do que uma celebração anual, o Natal deve ser vivido como um modo de vida. Deus nos chama a celebrar o nascimento de Cristo todos os dias, permitindo que Ele renasça continuamente dentro de nós. Quando acolhemos Jesus em nosso coração, tornamo-nos instrumentos de paz e esperança para aqueles que enfrentam guerras interiores e exteriores, medos, tristezas e incertezas.

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados” (Lc 2,14).

Deixar Cristo renovar a vida: um chamado diário à esperança

O nascimento de Jesus nos encoraja a deixar para trás a vida velha, marcada por egoísmo, indiferença ou desânimo, e a abraçar a vida nova que Ele veio nos oferecer. Não podemos mais viver de qualquer maneira, pois “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (cf. Jo 1,14). Cristo veio iluminar nossos passos, renovar nossa história e nos mostrar que a verdadeira felicidade nasce do amor e da verdade.

Um feliz e abençoado Natal!

Maranatha!
Vem, Senhor Jesus!


Luzia Santiago
Cofundadora da Canção Nova