Testemunhar a realeza de Deus através dos Salmos
Eu ouvi, agora, um testemunho muito lindo de um dos nossos cenografistas, o Elias. Ele dizia que começou a ter um agrado pela Canção Nova por meio dos Salmos, através do Eugênio Jorge. Esses Salmos que nós vemos na Canção Nova — e que, inclusive, depois outras emissoras também começaram a fazer — foram o que tocaram o coração do Elias.
Ele começou a gostar da Canção Nova por causa a beleza dos Salmos, essa graça própria da unção que vem da Palavra de Deus. Ela toca o fundo do nosso coração, vai ao mais profundo da nossa alma, e Deus fala conosco — como começou a falar com o Elias.
Obrigada, Elias, por seu testemunho! Por sinal, o nome dele é bíblico: Profeta Elias. fortíssimo! Que ele seja um profeta Elias no nosso meio.
Salmo 92 – Realeza de Deus – é uma oração, e nós vamos orar:
“O Senhor é rei e se revestiu de majestade.
O Senhor se cingiu com um cinto de poder.
A terra, que com firmeza Ele estabeleceu, não será abalada.
Desde toda a eternidade vosso trono é firme, e vós, vós desde sempre existis.
Elevam os rios, Senhor, elevam os rios a sua voz e fazem eclodir o fragor de suas ondas.
Porém, mais poderoso que a voz das grandes águas,
mais poderoso que os vagalhões do mar,
mais poderoso é o Senhor nas alturas do céu.
Vossas promessas são sempre dignas de fé,
e a vossa casa, Senhor, é santa por toda a eternidade.”
Ó meu Deus, como és grande!
Digo a você o que me veio ao pensamento: a nossa terra, o nosso planeta. Papa Francisco tanto defendeu nosso planeta! Por quantas lutas ele passou! Até escreveu uma carta, um documento sobre a natureza, sobre a proteção da nossa casa comum. Houve quem o julgasse mal por isso, mas a verdade é que todos nós temos uma responsabilidade diante de Deus. Vamos responder diante d’Ele se não protegermos a natureza e não cuidarmos do nosso planeta Terra.
Desculpe falar assim, mas está aqui no Salmo! Como posso louvar ao Senhor se não valorizo a terra que piso?
Ontem, eu comentava com o Eto — nós dois — que eu jogo sementinhas em vários lugares, e elas vão nascendo. Nós comentávamos: só não tem frutas, verduras e legumes quem não quer, porque, como diz o Eto, até num vaso a gente pode plantar e colher. Isso é proteger a Terra.
Por isso estou rezando com você esse Salmo da realeza de Deus, mas lembrando que precisamos honrar o Senhor, Criador de tudo, também honrando aquilo que Ele criou: o universo.
“O Senhor é rei, se reveste de majestade.
Ele se cinge com o cinto de poder.
A terra, que com firmeza Ele estabeleceu, não será abalada.”
Que esta palavra se realize em nosso meio.
“Desde toda a eternidade vosso trono é firme, e vós, vós desde sempre existis.”
Deus é o mesmo de ontem, de hoje e de sempre! Por isso, abracemos com fé a Cristo, nosso Salvador; ao Espírito Santo, nosso Santificador, Consolador e Advogado; e a Deus Pai, o Pai das Misericórdias e Deus de toda Consolação: “Vossas promessas, ó Senhor, são para sempre dignas de fé, e a vossa casa, Senhor, é santa por toda a eternidade.”
Maranatha! Vem, Senhor Jesus!
Luzia Santiago
Cofundadora da Canção Nova