“Pois és muito precioso para mim, e mesmo que seja alto o teu preço, é a ti que eu quero! Para te comprar, eu dou, seja quem for; entrego nações, para te conquistar!” (Is 43,4).
Ninguém ama a si mesmo se não experimentou o Amor de Deus, porque Deus nos faz descobrir a nós mesmos. Ele é a fonte de toda riqueza: amor, bondade, alegria, perdão, misericórdia, compaixão, paciência… Tudo vem d’Ele e está em nós pelo Seu Santo Espírito.
É fundamental exercitar a descoberta desse amor, porque assim descobrimos suas características em nós. Por isso a importância da ação de graças constante. Se percebo em mim generosidade, devo agradecer a Deus; se consigo ser fiel, devo agradecer a Ele. Se me empenho no trabalho e me esforço, louvo meu Deus; se sou líder, se sou paciente, se sei ouvir, devo tudo a Ele. É pelo exercício de nossas qualidades que o Senhor vai trabalhando em nossa transformação. Quanto mais nos aproximamos de Deus amor, mais ganhamos em autoestima, pois vamos percebendo o quanto somos estimados por Ele.
Muitos se firmam somente no negativo: “eu não posso” ou “eu não consigo”, “eu nasci para ser infeliz”, “eu sou um azarado”. Mesmo passando por uma situação difícil, dolorosa, você não tem o direito de vê-la como uma derrota definitiva, pois Deus investe em você.
Mesmo nos momentos mais baixos, não podemos esquecer nosso valor
Jamais duvide do socorro de Deus! Se o desânimo tomou conta de você, se você até mesmo já perdeu o sentido da vida, levante-se e renove sua confiança em Deus. Os planos do Senhor para sua vida não serão frustrados se você fizer de Jesus o sentido de sua existência.
Seja qual for seu defeito ou complexo, seja lá como tenha sido seu passado, não tenha medo! Deixe vir para fora essa criatura nova, deixe que o Espírito Santo venha frutificar em você. Ponha-se a serviço das pessoas, e as coisas vão começar a acontecer de maneira diferente. Não se acomode com sua situação. Vá em frente, procure o que você tem de riquezas e qualidades e invista no bem dos outros. Procure aquilo que o Senhor projeta para seu futuro, com garra e fé.
Vá em frente! Nada o detenha! Nem mesmo o fato de ter perdido tudo. Não permita que o inimigo acuse você ou tire sua esperança, pois uma coisa é certa, e o Senhor nos garante:
Por meio de dois atos irrevogáveis, isentos de mentira da parte de Deus, encontramos profundo reconforto, nós que, em busca de refúgio, procuramos agarrar a esperança que nos é proposta. A esperança, com efeito, é para nós como uma âncora, segura e firme. Ela penetra até além da cortina do Santuário (Hb 6,18-19).
Deus abençoe você!
Adquira os livros de Luzia Santiago: