Mudança diária

Deus espera de nós uma verdadeira e contínua conversão

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, Eu com ele e ele comigo. Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono.” (Ap 3,20-21)

A promessa do Senhor é garantida, pois quem a faz é o mesmo Jesus quem disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). É essa presença que nos garante um encontro pessoal com Ele, como Filho enviado do Pai, como Senhor da vida que nos dá o Espírito Santo.

Muitos de nós nos conformamos com “aquele momento” da nossa vida em que estivemos com o Senhor. Até recordamos, com certo saudosismo, aquele encontro, aquele dia em que nos emocionamos. Mas é bom lembrar que a vida cristã requer dureza, luta e garra. Por isso, o Senhor, nos conhecendo, nos dá a chave da vida cristã, o primeiro e único mandamento: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!” (Lc 10,27).

Conversão, portanto, não é apenas um momento de nossa vida. Também não são alguns anos de caminhada. Conversão é uma vida inteira. Para que nosso coração se torne o coração que o Senhor planejou para nós, é preciso tempo e determinação de nossa parte. A busca de amar a Deus sobre todas as coisas e aos nossos irmãos como a nós mesmos requer conversão, mudança de vida diária… Perseverança!

O processo de conversão tem de ser habitual

Toda pessoa tem sede de Deus, até mesmo aquela que nem imagina que Deus existe: dentro de seu coração e de seu
íntimo há um clamor pela transcendência, por aquilo que está acima dela. Ela pode não imaginar, mas foi o Amor de Deus Pai que lhe deu a vida, e Ele tem um projeto de amor só para ela.

Nossa primeira conversão e nosso primeiro encontro se dão com Deus. Mas esse encontro não pode acontecer apenas em um dia, pois é uma experiência que acontece diariamente, na intimidade da oração, da Palavra de Deus, dos Sacramentos, nas pessoas…

Muitos já tiveram interesse em ler a Bíblia e encontravam tempo para ler e meditar. Alguns até decoravam as passagens do Evangelho. Mas, com o passar do tempo, foram esmorecendo no primeiro ardor. A busca da conversão diária ao Senhor afrouxou-se. Onde foi parar o primeiro fervor?

Se você é uma dessas pessoas que deixou a Bíblia fechada porque não tem mais interesse ou porque já decorou algumas citações bíblicas e isso já o satisfez, você está esmorecendo em sua conversão. Pois, se você não se alimenta da Palavra de Deus diariamente e não busca o Senhor na oração, algo está errado com você.

Sempre busque mais intimidade com o Senhor

Já aconteceu comigo ter de declarar a Jesus: “Olha, Jesus, o relacionamento entre duas pessoas às vezes acaba se desgastando. Eu estou me sentindo desgastada. Vem em meu auxílio. Não tenho sabor para rezar, ir à Missa, ler a Palavra, participar de grupo de oração, louvar… Jesus, misericórdia!”. Dobrando os joelhos, pedi ao Senhor que tivesse compaixão de mim: sentia-me desgastada em meu relacionamento com Ele. Como Jó, eu disse: “Esgotei-me por Deus”.

Na verdade, mais cedo ou mais tarde, todos nós passamos por fases difíceis. É que nosso relacionamento com Deus é semelhante ao que temos com as pessoas que amamos: pode acontecer dele se desgastar. Por isso, é necessário buscar, a cada dia, novas atitudes para amar a Deus; novas maneiras de se relacionar com Ele.

Jamais devemos nos contentar com nossa primeira conversão; ela deve ser uma experiência diária. Tudo o que se passa dentro e fora de nós favorece nossa transformação. Para Deus agir, não devemos desperdiçar nenhuma oportunidade. O segredo é continuar procurando Aquele a quem amamos.

Deus abençoe você!

 

Adquira os livros de Luzia Santiago:

 

Quem amaconversão