É hora da misericórdia

Recorramos à misericórdia do Pai

Da Carta Pastoral “Misercordes Secut Pater” (Misericordiosos como o Pai) de Dom Odilo Scherer, Arcebispo metropolitano de São Paulo, para o Ano Santo da Misericórdia, em um dos sub-títulos chamou-me a atenção ‘A misericórdia restaura e salva’: A misericórdia é a essência do Evangelho, pois é ela que nos faz ter alegria na vida com o anúncio da Boa Nova.

Confiança em DeusFoto: Arquivo/CN

O apóstolo São Paulo experimentou a misericórdia quando declarou: “É agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação” (II Cor 6, 2). Não deixemos passar esta hora da graça: “Em nome de Cristo, vos suplicamos: Reconciliai-vos com Deus”( 2Cor 5,20).
Nos exorta Dom Odilo: O ano da Misericórdia é um “Tempo favorável” para que cada um de nós faça a experiência pessoal com Deus misericordioso, que não está longe de nós e se deixa encontrar por todo aquele que O procura de coração sincero.

Essa busca pode ser feita todos os dias e a cada momento sem nenhum receio de ser o mais transparente possível para Deus como o Rei Davi. Assim também, nós podemos rezar com as nossas palavras ou nos identificando com suas orações, confiar sempre que a misericórdia salva e restaura:

“Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado. Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me de meu pecado. Reconheço a minha iniquidade e meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, só contra ti eu pequei, eu fiz o que é mal a teus olhos; por isso és justo quando falas, reto no teu julgamento. 8 Mas tu queres a sinceridade do coração e no íntimo me ensinas a sabedoria. Purifica-me com o hissopo e ficarei puro; lava-me e ficarei mais branco que a neve. Afasta o olhar dos meus pecados, cancela todas as minhas culpas. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto. Não me rejeites da tua presença e não me prives do teu santo espírito. Devolve-me a alegria de ser salvo, que me sustente um ânimo generoso. Senhor, abre meus lábios e minha boca proclame o teu louvor.” ( Sl 51, 3-6; 8-9; 11-14; 17)

Vinde, Senhor Jesus!