É tempo de ter cuidado com a tríplice concupiscência
“Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2,16-17)
O mundo comporta muitas atrações para nós os seres humanos:
– A carne, que quando não é controlada pelo Espírito Santo se inclina para o mal e inimigo de Deus.
– A concupiscência dos olhos ou as riquezas que fazem presunçoso o homem, fechado aos irmãos e a Deus.
– A soberba da vida é a confiança orgulhosa em si mesmo e nos bens que situam o homem em uma existência à margem de Deus.
Foto: Arquivo CN
Para nós, cristãos, a vitória sobre essas forças contra Deus é Cristo Jesus. Só o amor de Deus em nossos corações é capaz de resistir ao mal e vencer os desafios contrários a uma vida de santidade.
Quem segue as vaidades deste mundo passa como a escuridão diante da luz, mas quem segue a Cristo submisso à vontade divina, permanece para sempre.
Senhor, dai-nos a graça de refletirmos sobre a nossa vida. A quem nós seguimos? Para onde caminhamos? Para o tempo que se inicia a que nos propomos?
Senhor Jesus, dai-nos o Teu Santo Espírito, pois queremos vencer os dardos inflamados do maligno que nos puxam para o passageiro e ilusório.
Vinde, Senhor Jesus!