Rede bem-te-vi de intercessão

mensagem_luziasantiagoEu me acostumei a ver, no simples canto do bem-te-vi, uma maneira de me alegrar e de estar unida a todo o povo de Deus em todas as circunstâncias. Nas lutas, na alegria, nas vitórias, nas quedas, nos grandes momentos de entusiasmo ou mesmo quando o cansaço começa a nos rondar, existe o perigo de deixarmos de confiar na provisão diária da graça de Deus.

Um dia comecei a perceber estes sintomas: esgotamento físico, cansaço, ansiedade e apreensão por situações que estavam acima do meu entendimento, especialmente pela manhã, ao me preparar para o trabalho. Foi aí que me chamou a atenção a festa de um bem-te-vi na minha janela, e juntamente com ele, outros passarinhos. Enquanto eu os ouvia, soou-me um convite para louvar a Deus, como se eles me dissessem: “Louve conosco ao Senhor, porque se Ele cuida de nós, o que não fará por você e pelas situações que lhe causam ansiedade?” Lembrei-me, então, de Jesus: “Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles?” (Mt 6,26).

Tive a oportunidade de partilhar sobre isto na Rádio Canção Nova, no programa “Sorrindo pra Vida”. Ao fazê-lo, convidei os ouvintes para que, ao escutarem um bem-te-vi cantar, rezassem uma ‘Ave Maria’ por mim, pois eu iria orar da mesma forma.

Imediatamente, os ouvintes reagiram. Comecei a receber telefonemas, cartas, e-mails e partilhas sobre a descoberta do canto dos bem-te-vis: um convite para o louvor e a intercessão. Uma maneira simples de estar em comunhão com Deus o dia todo e com os irmãos de toda a terra, pois quando é dia aqui, é noite ali.

Haverá sempre gente louvando e intercedendo, porque sempre, em algum lugar, haverá um passarinho a cantar. Ao ouvir um bem-te-vi cantando, imediatamente louvo ao bom Deus e clamo: “Vem, Senhor Jesus!”, por todos que me pediram orações e pelo mundo inteiro.

Quando, por algum motivo, eu não os ouvir cantar, alguém, em algum lugar, o ouvirá. Assim, formamos uma rede de oração 24 horas: “A Rede Bem-te-vi de Intercessão”.

Você pode participar, porque está ao alcance de todos. Eu creio num mundo melhor pela força da oração!

Vamos perseverar na oração pelas intenções do mundo inteiro, juntos com Nossa Senhora do Rosário, cuja memória a Igreja celebra hoje? “Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus” (At 1,14).

Jesus, ensina-nos a rezar em todos os momentos da nossa vida.

Jesus, eu confio em vós!

.: Veja o programa ‘Comece bem o seu dia’