O Salmo 77 e o convite a revisitar a nossa história
Hoje, somos convidados a olhar para a nossa história de vida, a história da nossa Igreja, do povo eleito de Israel e até para a história das nações. Somos chamados a lançar um olhar bondoso sobre a ação de Deus e a história do nosso passado.
Quero rezar com você a partir do Salmo 77. É um Salmo longo, contudo, revela a caminhada de um povo escolhido — e essa é também a nossa caminhada.
Você sabe: houve a Antiga Aliança e, com Cristo, a Nova Aliança. E nós assumimos, em Jesus, essa identidade de povo eleito.
A ação de Deus ao longo do tempo
Quero tomar com você os versículos 65 e seguintes, onde o salmista mostra algo muito forte: Deus age, mesmo quando nós não percebemos.
Nós, muitas vezes, temos uma visão muito estreita das coisas de Deus. Mas quando abrimos os olhos da fé, vemos Sua ação, vemos que Ele está conduzindo tudo.
Veja o que diz a Palavra:
“Então o Senhor despertou como de um sono,
como um guerreiro dominado pelo vinho.
Feriu pelas costas os inimigos, causando-lhes eterna vergonha.
Rejeitou o tabernáculo de José e repeliu a tribo de Efraim.
Mas escolheu a tribo de Judá e o monte Sião, sua preferência.
Construiu seu santuário como os altos céus,
como a terra que firmou para sempre.
Escolheu Davi, seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas.
Chamou-o do cuidado das crias
para apascentar Jacó, seu povo,
e Israel, sua herança.
Davi foi para eles um pastor de coração íntegro,
e os conduziu com mãos sábias.”
Às vezes, eu me pergunto — e convido você a se perguntar também: O que me perturba? O que tem roubado a minha esperança?
Quando a Palavra revela a nossa própria caminhada
Ao olharmos a história da nossa salvação, a história desse povo imenso, nós enxergamos a ação de Deus, o Deus Todo-Poderoso que sustenta a terra, os astros e o céu. Esse Deus que nos ama e de tudo, absolutamente tudo, Ele é capaz de tirar um bem maior.
Quando puder, reze todo o Salmo 77. Você vai reconhecer a história do povo de Deus e também a sua própria história, a história da Nova Aliança, da qual fazemos parte.
Eu, vivendo em comunidade, percebo isso todos os dias. Vejo isso na minha família, na minha diocese, na Igreja do Brasil. Mas precisamos pedir ao Espírito Santo que abra os nossos olhos e ouvidos para percebermos a voz de Deus nos momentos em que não estamos valorizando a nossa vida nem a nossa história.
A vitória de Deus nos acontecimentos que mais nos desafiam
Muita gente diz: “Eu tenho vergonha da minha história.” Não tenha vergonha. A Bíblia está cheia de conflitos, erros humanos, quedas, adultério, prostituição… Mas Deus transformou tudo em bênção. Ele conhece a nossa fraqueza. Ele sabe que somos pó: “Tu és pó e ao pó hás de voltar”.
Mas, mesmo assim, Ele nos envia pastores, irmãos de fé e testemunhos que nos levantam e nos fortalecem. Por isso, reze pelas tribulações que você está vivendo e, ao mesmo tempo, proclame, desde já, a vitória de Deus sobre tudo isso.
Pergunte ao Senhor: “Em quais acontecimentos eu preciso ver a Tua vitória, Senhor?”
Vamos rezar juntos:
Senhor, eu sei que Tu tens novidades para nós. A Tua cólera não dura para sempre. Tu mesmo escolhes os Teus ungidos e trazes a salvação ao Teu povo.
Obrigada, Senhor, porque em todas as coisas Tu realizas um bem maior.
Eu confio. Amém.
Maranatha!
Vem, Senhor Jesus!
Luzia Santiago
Cofundadora da Canção Nova