Começo minha oração com o Salmo 84
Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque Ele diz palavras de paz… E como estamos precisando de paz! Paz para os que estão perto e paz para os que estão longe.
Eu vou escutar o que o Senhor quer me dizer, porque Ele quer falar palavras de paz ao Seu povo, aos Seus fiéis e àqueles cujos corações se voltam para Ele.
Olha o convite de Deus, do Espírito Santo, para você, para mim! Sim, é Ele quem vai falar. Senhor, que não saia da minha boca nenhuma palavra que não seja de paz — para os outros, para quem quer que seja.
“Sim, sua salvação está bem perto dos que o temem,
de sorte que sua glória retornará à nossa terra.
A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir,
a justiça e a paz de novo se darão as mãos.
A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu.
Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios,
e nossa terra produzirá seu fruto.
A justiça caminhará diante d’Ele,
e a felicidade lhe seguirá os passos.”
Pedindo a Deus pela paz
Nós temos que pedir muito a Deus pela paz. E é isso que estou fazendo agora com este Salmo 84. Não só pela paz mundial, mas, principalmente, por aquela paz que os nossos corações tanto necessitam. Porque nós falamos de guerra, da falta de paz nas nações em conflito, mas não percebemos que, ao nosso redor, também não há paz. Brigas, calúnias, murmurações, discussões, gritos! O que será que está ao nosso redor?
Qual é o ambiente no seu trabalho? Está pesado? Isso é falta de paz. Não há reconciliação? Não há boa vontade uns para com os outros? E dentro de casa? Cada um no seu canto, com suas tristezas e preocupações… Ou talvez apenas uma pessoa esteja sobrecarregada — quem sabe, a mãe!
E, principalmente, na juventude e adolescência, nós não percebemos a sobrecarga da nossa mãe. E não percebemos — e agora falo também do pai, aquele feitor, aquele cuidador — o quanto ele faz para nos manter com saúde, com alimento, com dignidade. E nós ficamos murmurando, reclamando… nunca estamos satisfeitos.
Queira a graça santificante
Meu Deus, será que estou sendo negativa? Não! Isso é do ser humano, da pessoa que não está aberta à graça divina santificante.
É isso que eu quero: a graça santificante. Por isso estou aqui, neste Salmo 84, escutando o que o Senhor quer falar — e Ele sempre fala palavras de paz.
Se estou precisando me reconciliar, Senhor, dá-me essa graça, porque eu quero ser fiel. Que os nossos corações se voltem para Ti.
Se estou precisando da graça de um trabalho, por isso não tenho paz… Se é a carência material que tira minha paz… Senhor, o que tirou a minha paz? Pergunte a si mesmo.
É de paz que o Senhor quer falar
“A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir,
a justiça e a paz de novo se darão as mãos.
A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu.”
O Senhor quer derramar os Seus benefícios. O Senhor quer abençoar o Seu povo!
Eu creio, Senhor! Embora para nós a paz pareça impossível, eu quero começar por mim.
Eu quero ser uma pessoa de paz.
E já começo dizendo a você: A paz do Senhor!
Maranatha! Vem, Senhor Jesus!
Luzia Santiago
Cofundadora da Canção Nova