“Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.” (Lc 8, 1-3)
O Papa Francisco falou, esta semana, do testemunho cristão trazendo a força evangelizadora da mulher: “Se o seu coração arde de amor por Jesus, você é um bom evangelizador ou evangelizadora. Desculpem-me se sou um pouco feminista, mas quero agradecer o testemunho das mulheres consagradas. Não todas, pois têm algumas que são histéricas. Vocês têm sempre o desejo de estarem na vanguarda. Por que? Porque vocês são mães e têm essa maternidade da Igreja. Não percam isso! A religiosa é o ícone da Igreja Mãe e de Maria. Vocês têm esse papel na Igreja: serem ícone da Igreja, ícone de Maria, ícone da ternura da Igreja, do amor da Igreja, da maternidade da Igreja e da maternidade de Nossa Senhora. Não se esqueçam disso!”.
Eu só posso confirmar essa palavra, porque como aquelas mulheres acompanhavam Jesus servindo-O e servindo seus apóstolos, eu digo que o encontro com Jesus é algo tão marcante em nossa vida como uma chama que arde continuamente e que se renova no próprio combate diário da vida cristã. Paulo, apóstolo, diz a Timóteo: “Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado…” (1Tim 6,12)
Assim como os doze apóstolos, depois os setenta e dois discípulos até os dias de hoje, precisamos pedir a graça de perseverar na fé, no anúncio, mas especialmente no testemunho de Jesus e Sua Igreja. Não devo ter medo de dizer: ‘Eu sou cristão.’ Não devo ter receio de ajudar e contribuir, com os meus bens materiais, na Evangelização. Devo sempre contar com a graca de Deus e o auxílio do Espírito Santo que me assiste em todas as circunstâncias do meu apostolado.
Senhor, inunda o meu ser, renova-me! Senhor, há tanto o que fazer pelo Teu povo. Concedei a nós, cristãos, firmar nossa fé e testemunho para que cheios de ardor possamos nos doar com amor ao serviço do Teu Reino! Amém.