Abri as portas ao Redentor!

É muito bom poder me comunicar com você, especialmente neste mês de novembro, quando nos preparamos para o Advento. Mês em que a Canção Nova celebra três anos de Reconhecimento Pontifício e se prepara para o nosso maior evento do ano o “Hosana Brasil”! De coração, ansiamos proclamar: Abri as portas ao Redentor!

A Comunidade Canção Nova, fundada em dois de fevereiro de 1978, por Monsenhor Jonas Abib, empenhado na Pastoral Juvenil, a pedido de Dom Antônio Afonso de Miranda, colocou nas mãos dos jovens o Documento “Evangelli Nuntiandi” do Papa Paulo VI que, no número 44, diz: “Observa-se que as condições atuais tornam cada vez mais urgentes o ensinamento catequético sob a forma de um catecumenato para numerosos jovens e adultos que, tocados pela graça, descobrem o rosto de Cristo e experimentam a necessidade de doar-se a Ele”.

Essa agregação de fiéis chamada Canção Nova nasce da necessidade de evangelizar e encorajar o aprofundamento da fé, favorecendo a redescoberta do sacramento do Batismo. Entre os instrumentos de evangelização, a Canção Nova privilegia os meios de Comunicação Social, mas se vale também de outros que favorecem a participação na missão da Igreja. A Canção Nova se propõe à formação de homens e mulheres novos, capazes de trabalhar para um mundo novo, mediante o empenho na evangelização da sociedade contemporânea.

Nossa primeira vitória foi quando a Canção Nova foi reconhecida como Associação Diocesana de Fiéis, por Dom João Hipólito de Moraes, então bispo de Lorena-SP, que nos acompanhou durante 25 anos.

O Beato João Paulo II sublinhou a importância dessas realidades agregativas como um dom de Deus, uma autêntica primavera do Espírito. Nosso Papa Bento XVI se referiu aos movimentos eclesiais definindo-os como lugares de fé, onde jovens e adultos experimentam um modelo de vida na fé como oportunidade para a vida.

Monsenhor Jonas Abib solicitou ao Conselho Pontifício para os Leigos o Reconhecimento Pontifício como Associação Internacional Privada de Fiéis e a aprovação de seu estatuto, que nos foi concedida pelo Conselho Pontifício para os Leigos no Vaticano, em 12 de outubro de 2008, e entregue oficialmente a nós em Roma no dia 3 de novembro.

Desse modo, alavancamos nossas vitórias e aqui o convido a também elencar as conquistas de 2011 e as aspirações para 2012, pois, no próximo mês, nos dias 2, 3 e 4, nos reuniremos no Hosana Brasil com irmãos de todos os lugares com seus testemunhos nas mãos para dizer: Abri as portas ao Redentor, pois a vitória vem do Céu!

Luzia Santiago