Chamados à fé e à comunhão na Igreja

Com alegria e esperança, o clima ainda é de desejarmos um Feliz 2012! Dá-se início a um tempo novo, virou o calendário. Agora tudo vai depender de como decidimos viver este ano: as nossas metas e desafios.

Ao conversar com o Eto sobre o que trazemos no coração para a nossa missão no decorrer deste ano, nos lembramos do que o Santo Padre Bento XVI anunciou à Igreja, em outubro do ano passado, no Primeiro Encontro Internacional para a Nova Evangelização, em Roma. Ele convocou publicamente para outubro deste ano um “Ano da Fé”, e para isso lançará uma Carta Apostólica, cujo objetivo será de reforçar a nossa fé em Deus para O anunciarmos com alegria aos homens e mulheres do nosso tempo.

Nós percebemos o quanto devemos dar graças a Deus por termos sido escolhidos como comunidade e juntos missionários do Evangelho; mas também percebemos que devemos ter presente esta verdade dita pelo Santo Papa: “É o Senhor quem toca os corações com a sua Palavra e o seu Espírito, chamando as pessoas à fé e à comunhão na Igreja. Os novos evangelizadores são chamados por primeiro a seguir o Caminho, que é Cristo, para levar aos outros o conhecimento da beleza do Evangelho. E por este Caminho não se percorre jamais sozinho, mas em companhia: uma experiência de comunhão e fraternidade que é oferecida a quantos encontramos, para que eles participem da nossa experiência de Cristo e da Igreja. Assim o testemunho unido ao anúncio pode abrir os corações daqueles que estão à procura da verdade e assim encontrem o sentido da própria vida”.

Eto e eu nos dispomos a perseverar em Cristo: Caminho, Verdade e Vida. É nosso anseio ser homem e mulher de fé, viver em união com Deus, acolher a Sua Palavra, caminhar por Suas vias, crescer no amor que Ele nos dedica, segui-Lo segundo o Seu modo, e não segundo o nosso jeito, aceitar que Ele nos instrua e nos leve à experiência da Sua infinita Misericórdia, pois temos ciência: “não bastam as práticas religiosas ou viver uma amizade com Deus apenas no campo das ideias, é preciso deixá-Lo entrar em nós, e irmos sendo transformados por Ele”.

Suplicamos juntos que a Virgem Maria, a Senhora da Paz, que não se negou a dizer “sim” à Palavra do Senhor e, depois de concebido no seu ventre, se colocou a caminho cheia de alegria e esperança, seja a nossa intercessora e guia.

Como Bento XVI, “queremos aprender com a Mãe do Senhor e nossa a sermos humildes e corajosos, simples e prudentes, mansos e fortes, não com a força do mundo, mas no poder do Espírito Santo!”.

Mãe de todos os homens, ensina-nos a dizer “Amém”!

Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova