É possível percorrer o caminho da paz
No dia 27 de outubro, a Igreja convida todas as pessoas a orarem pela paz. Em 1986, o então Papa João Paulo II teve a iniciativa de reunir, em Assis, na Itália, líderes religiosos do mundo inteiro para um diálogo sobre a paz. Ele lamentou o quanto a religião tem sido instrumentalizada para gerar violência e alimentar divisões.
São João Paulo II mostrou a eles que é possível as religiões conviverem em paz e serem agentes da concórdia nas comunidades e entre os povos. Papa emérito Bento XVI, em 2011, ao celebrar 25 anos do Dia Mundial da Paz, reforçou o apelo aos líderes das religiões a insistirem nos esforços comuns pela paz.
Muitas iniciativas de reconciliação e de paz aconteceram, mas houve também muitos retrocessos. Velhos conflitos, ocultos como brasa debaixo da cinza, explodiram novamente em terríveis atos de violência, que sufocaram a possibilidade da paz.
Papa Francisco tem convocado o mundo inteiro a rezar pela paz. “É possível percorrer o caminho da paz? Podemos sair desse espiral de dor e morte? Invocando a ajuda de Deus, sob o olhar materno da Rainha da Paz respondo: Sim, é possível!
Que cada um de nós, do menor até o maior, inclusive os chamados a governar as nações, respondam: “Sim, queremos!”. Cristãos, irmãos de outras religiões, todos os homens e mulheres de boa vontade, gritemos com força: “A violência e a guerra nunca são o caminho da paz!
Senhor, fazei-nos instrumentos da tua paz!
“Que cada um olhe, dentro da própria consciência, e escute a palavra que diz: “Sai dos teus interesses que atrofiam o teu coração, supera a indiferença para com o outro, que torna o teu coração insensível. Vence as tuas razões de morte e abre-te ao diálogo, à reconciliação. Pense nas crianças, somente nelas. Olha a dor do teu irmão e não acrescentes mais dor, segura a tua mão, reconstrói a harmonia perdida; não com o confronto, mas com o encontro” (Papa Francisco).
“É da vontade de Deus, nosso Pai, que sejamos construtores da paz pelo Espírito Santo presente em nossos corações, no amor e na paz” (Gl 5,22).
Senhor Jesus, Príncipe da paz, dai-nos compreender, em nossos relacionamentos, que a paz se afirma somente com a paz!
Amém!
Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova
Adquira o livros de Luzia Santiago: