Maria, mãe da Misericórdia

A atmosfera do Natal está no ar, o anseio de reencontrar pessoas queridas, viver bem as festas de fim de ano envolve todos os povos. Para os que creem em Jesus sabem o quanto esta data é um marco para toda Humanidade, pois comemoramos o nascimento do Messias como declara o Espírito Santo na Bíblia: “Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

maria-mae-da-misericordiaFotografia: 7907737/Skyneshr/Istock by Getty Images

Jesus é uma pessoa, é uma experiência pessoal ao alcance de todos desde sempre previsto para a nossa salvação. A Palavra de Deus garante o cumprimento da sua promessa para vivermos com alegria e louvor esta data tão solene. Na « plenitude do tempo » (Gl 4, 4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, Deus mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Quem O vê, vê o Pai (cf. Jo 14, 9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus, seu perdão e compaixão.

O sim de Maria

Mas como isto se deu? Foi com o “Sim” de Maria quando, confirmando na sua vida ser a Mãe da Misericórdia, amor do próprio Deus gerado em seu ventre: “o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.

Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus” (Lc 1,26-39).

O nosso Papa Francisco, abrindo o Ano da Misericórdia nos diz que “Ninguém como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Escolhida para ser a Mãe do filho de Deus, Maria foi preparada desde sempre”.

Que nestes dias rezemos com nosso Papa Francisco para que o mundo tenha o seu encontro pessoal com Cristo e o Natal aconteça em todos os corações.

Mãe da Misericórdia, a doçura do seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para juntos redescobrirmos a alegria da ternura de Deus. Senhor, nestes dias em que a Igreja nos faz pensar na sua manifestação feito homem, nos dê a graça de conhecê-Lo através do caminho do amor. Vem, Senhor Jesus!

Feliz Natal! Natal feliz é Natal com Cristo!

Luzia Santiago