O investimento do ano

Não tenha medo de investir

À medida que os anos passam, precisamos ir adquirindo maturidade e correspondendo à ação de Deus em nós. Sempre que um ano novo começa somos preenchidos de esperança e convidados a novos desafios que, se bem aproveitados, resultam em belos frutos.

Não tenha medo

Pessoalmente, sinto que a importância das decisões que deverei tomar precisam ser inspiradas por Deus e me levar sempre a não desistir do ser humano. O maior investimento que podemos realizar em nossa vida são as pessoas.

Se Deus tem acreditado e investido em mim de tantas formas para o meu crescimento como pessoa e filha de Deus, também eu devo acreditar no ser humano e não desistir dele. É isto que vem ao meu coração para eu viver este ano, e aproveito para partilhar com você.

Deus nunca desistiu de mim, nem eu devo desistir de ninguém, a menos que as pessoas neguem meu acolhimento. Não se pode receber Deus e deixar os irmãos do lado de fora. A minha caminhada de fé diz que a minha santificação passa pelo encontro pessoal com o Senhor por meio dos outros.

O cristão precisa ser inflamado de amor por Cristo e saber encontrá-lo e acolhê-lo especialmente nos que lhes estão mais próximos, os fracos e sofredores. Qual foi a Palavra de Jesus a respeito destes? “Aquele que receber uma destas crianças por causa do meu nome, a mim recebe” (Mc 9,37). São Paulo, escrevendo a Filêmon a respeito de um escravo prisioneiro convertido, diz: “Se te consideras companheiro meu, recebe Onésimo como se fosse a mim mesmo” (Fl 1,12). Consequentemente, o caminho para os outros coincide com o caminho para Deus. Se alguém se decide a amar, antes mesmo disso, o amor de Deus já se difundiu em seu coração.

Tenho consciência de que não é fácil acolher sempre sem desistir, principalmente quando parece-nos que já fizemos tudo pela pessoa, que já realizamos o possível e o impossível por ela; mas precisamos acreditar ainda que o amor cristão não é só um sentimento proveniente do coração humano, mas também um dom divino, que, acolhido, permite amar de modo divino. Por isso mesmo, ele é um “mandamento novo”, que não tem fronteiras, nem medidas, nem obstáculos.

Eu sei que não estou pronta para isso, mas em Deus-Amor é isto que quero viver. Apresento-me ao Senhor de mãos vazias, aberta ao dom. Confio que Deus repousa sobre mim o Seu olhar e me enche de Seus bens. Eu o convido a trilharmos juntos neste ano este caminho:  ao tomar qualquer decisão, pelo amor, não desistir da pessoa.

Jesus, eu confio em vós!

Adquira o livros de Luzia Santiago:

                                                                        01.02143              Quem ama