O que é impossível aos homens é possível para Deus!

mensagem_marcoQuando a Providência Divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão.

Isso se verificou de forma especial em São José, pai adotivo de Jesus e verdadeiro esposo de Maria. Ele foi escolhido por Deus Pai para ser o guarda fiel e providente de Seus maiores tesouros: o Filho de Deus e de Maria. José cumpriu com a máxima fidelidade a sua missão. Por sua proteção se realizou a entrada de Cristo no mundo. “Se temos uma dívida para com a Virgem Maria por ter na anunciação do anjo dado o seu sim e recebido a Cristo no seu ventre, assim também, depois dela, devemos a São José todo o nosso respeito e gratidão” (São Bernardino de Sena).

E o que São José nos ensina e nos fala para os tempos de hoje? A sua mensagem, para mim, é que, independentemente do tempo e da época, preciso ouvir e interpretar os sinais de Deus a fim de que o Seu plano de amor se concretize na humanidade.

Deus deu a José o dom de assumir com docilidade e coragem o que lhe foi revelado em sonho, embora ele, nos seus medos, já tivesse um projeto pessoal de abandonar Maria secretamente. Mas, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José, filho de Davi, não temas receber em sua casa Maria, tua esposa: o que foi gerado nela provém do Espírito Santo. Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe prescreveu. Acolheu em sua casa sua esposa” (MT 1,19-23). Em nenhum momento no Evangelho nós  o vemos retroceder na sua decisão do que lhe havia sido pelo Senhor revelado.

Por mais absurdo que seja para muitos, Deus continua a agir na História. Em todos os tempos, Ele quer contar com homens e mulheres comuns como nós, para colaborar com a Sua obra de salvação, e como referências sempre teremos José e Maria, para como eles acreditarmos:  “O que é impossível aos homens é possível a Deus”.

Eu agradeço ao bom Deus por Sua Divina Providência e grande esforço financeiro dos meus pais, na minha adolescência e juventude, em permitir que eu fizesse os meus estudos na Escola Patrocínio São José, em Lorena (SP), onde corriqueiramente eu me ajoelhava bem ali na capela de São José e rezava: “São José, a vós nosso amor! Sede nosso bom protetor e aumentai o nosso fervor”.

Muito do meu “sim” a Deus, hoje, com certeza devo à intercessão de São José, pois eu continuo a orar: São José, valei-nos!

Luzia Santiago

.: Mensagem do dia: ‘A Felicidade bate à nossa porta’