Paz na Terra!

Inicio este ano desejando a Paz a todos. Anseio cultivá-la e exercitá-la todos os dias e em todas as situações. “Bem-aventurados os que promovem a paz” é o apelo do Papa Bento XVI no Dia Mundial da Paz neste ano da fé.

Comemoramos os 50 anos do Concílio Vaticano II e da encíclica do Papa João XXIII, Pacem in terris. Ocasiões que nos provocam a construir uma cidade a serviço de cada homem, sem nenhuma discriminação para o bem, na busca da justiça e da verdadeira paz.

A paz pode permanecer palavra vazia de sentido, se não for fundamentada na ordem e na esperança, fundada na verdade e alimentada e consumada na caridade. Este ideal é tão nobre e elevado, que pessoa alguma por mais entusiasmada e de boa vontade, poderá levar a efeito só com as próprias forças.

Para que a sociedade humana seja espelho o mais fiel possível do Reino de Deus, é necessário o auxílio do alto. Por isso, o Espírito Santo vem em socorro às nossas fraquezas, inspirando-nos o que pedir e realizar. “Elevamos suplicantes preces a quem com sua dolorosa paixão e morte venceu o pecado, fator de dissensões, misérias e desequilíbrios, e em seu sangue reconciliou a humanidade com o Pai celeste, trazendo à terra os dons da paz”, exclamou João XXIII na Pace in Terris.

Senhor Jesus, “Príncipe da Paz” (cf. Is 9,6), consagramos nossos pensamentos, preocupações e energias à consolidação da paz.

Senhor Jesus, Príncipe da Paz, necessitados da tua Paz! Tu que conheces e sondas os pensamentos humanos, sabes das preocupações da família humana e do profundo anseio de todos os homens e mulheres de boa vontade, consolidai a paz na terra.

Senhor Jesus, Príncipe da Paz, ressurgiste de pé no meio dos seus discípulos, dizendo: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá” (Jo 14,27), concedei em nossas famílias a paz verdadeira.

Senhor Jesus, Príncipe da Paz, ilumine com sua luz a mente dos governantes e responsáveis dos grupos e povos para que, junto com o justo bem-estar dos próprios concidadãos, lhes garantam o belíssimo dom da paz a todos.

Inflame, amado Jesus, a vontade de todos os homens e mulheres, para abaterem barreiras que dividem, para estreitarem os vínculos da caridade mútua, para compreenderem os outros, para perdoarem aos que lhes tiverem feito injúrias. Sob a inspiração da sua graça e do poder do Espírito Santo, tornem-se todos os povos irmãos e floresça neles e reine para sempre essa tão suspirada paz.

Senhor Jesus, Príncipe da paz, fazei-nos instrumentos da vossa paz!