Senhor, perdão pelos que não creem!

Houve um período na Canção Nova que sofremos grandes tribulações para resgatar a nossa identidade. O Mons.Jonas pediu orientação a um bispo, que lhe disse: “será necessário e imprescindível que os membros da Comunidade permaneçam horas na presença de Jesus Eucarístico”. Isto revolucionou a nossa missão. Mesmo tendo a Eucaristia como centro da nossa vida, foi necessário voltarmos ao ardor pela Missa e pela adoração Eucarística e, assim, passamos por uma renovação na nossa fé. Um novo tempo nasceu para a comunidade: Surgiram novas vocações e o Senhor trouxe o povo para a Canção Nova. Experimentamos a presença de Jesus não só na Palavra e na vida fraterna, mas a redescobrimos no Santíssimo Sacramento.

Em 1995, na véspera da festa de Corpus Christi, fomos acordados na madrugada com milhares de pessoas chegando para viver esta festa conosco. Foi uma surpresa, pois ainda não havia acontecido nada semelhante na Canção Nova.

 Este fato veio reafirmar para nós o poder da adoração ao Santíssimo, que com a sua presença real atrai para si milhões de corações, ao mesmo tempo, a nossa identidade de Território Eucarístico, lugar onde o Amor de Deus é derramado e as nossas orações são ouvidas, remetendo-nos às palavras de Bento XVI:”Adorar a Deus é o melhor que podemos fazer em qualquer situação. O sacerdócio comum e o ministerial se encontram no culto eucarístico. Estar em silêncio diante do Senhor presente no seu Sacramento é uma das experiências mais autênticas do nosso ser Igreja, que acompanha de modo complementar a celebração da Eucaristia, ouvindo a Palavra de Deus, cantando, aproximando-se junto da ceia do Pão da Vida. Comunhão e contemplação não podem se separar, vão juntas. Para comunicar-me com outra pessoa devo conhecê-la, saber estar em silêncio ao seu lado, ouvi-la, olhá-la com amor. O verdadeiro amor e a verdadeira amizade vivem sempre desta reciprocidade de olhares e silêncios intensos cheios de veneração, de modo que o encontro seja vivido profunda, pessoal e não superficialmente”.

Na festa de Corpus Christi, Jesus Eucarístico passa pelas ruas de nossas cidades e manifestamos o testemunho público da nossa fé católica de veneração a Santíssima Eucaristia, acolhendo-o com ruas enfeitadas, expressando o nosso amor e devoção, recordando o Antigo Testamento, quando o povo foi alimentado por Deus no deserto, prenúncio do Corpo de Cristo que alimenta a Igreja presente em todos os sacrários do mundo inteiro.