TV Canção Nova, um programa de vida!

mensagem_agosto1A missão da Canção Nova está embasada na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, do Papa Paulo VI, escrita em 1975, que trata da evangelização no mundo contemporâneo. Dom Antônio Afonso de Miranda fez o chamado ao monsenhor Jonas Abib com base no número 44 deste documento, mas, mal sabia ele que, logo a seguir, no número 45 e seguintes estava a essência da nossa missão.

O Papa escreve: “No nosso século tão marcado pelos “mass media” ou meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o aprofundamento ulterior da fé, não podem deixar de se servir destes meios conforme já tivemos ocasião de acentuar. Postos ao serviço do Evangelho, tais meios são susceptíveis de ampliar, quase até ao infinito, o campo para poder ser ouvida a Palavra de Deus e fazem com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas. A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela “proclama sobre os telhados”, a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões. Entretanto, o uso dos meios de comunicação social para a evangelização comporta uma exigência a ser atendida: é que a mensagem evangélica, através deles, deverá chegar sim às multidões de homens, mas com a capacidade de penetrar na consciência de cada um desses homens, de se depositar nos corações de cada um deles, como se cada um fosse de fato o único, com tudo aquilo que tem de mais singular e pessoal, a atingir com tal mensagem e do qual obter para esta uma adesão, um compromisso realmente pessoal.

Para nós foi profético. Nesse espírito e desejo de ser fiel ao chamado de Deus através da sua Igreja, após nove anos de evangelização com a Rádio Canção Nova, no dia 08 de dezembro de 1989, demos início a este lindo e corajoso desafio de evangelizar através da TV Canção Nova. Desde o início nós deixamos claro para todos que somos evangelizadores através da TV e não simplesmente fazemos “apenas” TV.

Desde o princípio eu tive a graça de apresentar programas oracionais. Deus me concedeu esta missão. Tenho muito gosto neste contato com o povo, me sinto responsável em me unir a Cristo como intercessora por suas necessidades. Digo isto porque para orar com e pelo povo preciso passar diariamente pela experiência da misericórdia de Deus na minha vida. Apresento-me a Ele na minha pobreza e misérias para que eu possa ser, verdadeiramente, um canal da sua graça para todas as pessoas. Não é fácil, existem dias em que me encontro totalmente “vazia”, mas mesmo assim digo: “Eis-me aqui, Senhor, por causa do seu povo”!

Posso testemunhar que nestes momentos de programa, quer seja no “Sorrindo pra vida”, no “Amor Vencerá” ou nos “Acampamentos de Oração”, a primeira a ser beneficiada sou eu. Em tudo Deus seja louvado!

Hoje, após vinte anos com a televisão Canção Nova, vemos quantos avanços tecnológicos fizemos, cenários, figurino, até maquiagem para melhor atender o telespectador. Mas, acima de tudo, a essência continua cada vez mais forte: a mensagem do Evangelho, Cristo vivo e atual, chegando graças a Deus cada vez mais longe. Mais de 50% de nossa grade de programação continua oracional. Por isto assumimos como assinatura neste ano TV Canção Nova,“ Um programa de vida”. Um programa de vidas transformadas pela força do Espírito que nos move e nos conduz a cada dia.

Deus escolheu você para fazer parte desta linda aventura! TV Canção Nova, nossa missão é Evangelizar!

Deus o abençoe!