Um coração para amar

O amor de Deus foi derramado em nosso coração

Estamos no Tempo Quaresmal, tempo de convite à conversão rumo à Páscoa. Tempo de graça para nos arrependermos de nossos pecados e nos propormos uma mudança de vida, testemunharmos Cristo no mundo. Dom Alberto Taveira nos propõe um Retiro Popular, para vivência em cinco semanas de oração, partilha e aprofundamento de vida cristã, neste tempo, com o tema: “Um coração para amar”, como canta padre Zezinho:

Um coração para amar, pra perdoar e sentir

Para chorar e sorrir, ao me criar tu me deste.

Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater

Ansioso por entender, as coisas que tu disseste.

Quero que o meu coração, seja tão cheio de paz

Que não se sinta capaz, de sentir ódio e rancor.

Quero que a minha oração, possa me amadurecer

Leve-me a compreender, as consequências do amor.

Eis o que eu venho te dar, eis o que eu ponho no altar

Toma, Senhor, que ele é Teu, meu coração não é meu.”

Um Coração para Amar - Capa Portal

 

O Retiro Popular nos leva a revermos, com a penitência, nossa vivência do amor e da vida em Cristo. É uma proposta para vivermos como cristãos a vocação ao amor a partir do exemplo e da intercessão de Nossa Senhora. No coração de cada um existe um chamado ao amor e um destino à felicidade.

Esse retiro da Quaresma quer alcançar um número cada vez maior de corações que façam a escolha do amor como caminho para sua realização, pois o amor de Deus foi derramado em nosso coração. As várias vocações e estados de vida na Igreja encontram, ao olhar para a Virgem Maria, as luzes necessárias para viver sua vocação ao amor.

O Retiro Popular é proposto como um roteiro que acompanha a liturgia quaresmal. A cada semana, é proposto um tema a ser meditado e vivido dentro do plano da salvação e da esperança cristã. Cada domingo será vivido dentro da Liturgia da Igreja. Domingo é dia de ir à Missa, de preferência com a família. Recordando o que o Papa Francisco tem dito, “a cada domingo, a Palavra de Deus é proclamada na comunidade cristã, para que o dia do Senhor seja iluminado pela luz que emana do mistério pascal. Deus fala-nos ainda hoje como a amigos, ‘convive’ conosco oferecendo-nos a sua companhia e mostrando-nos a senda da vida.”

Nos dias de semana, o convite é que, com a luz da Palavra de Deus nos textos que são propostos, cada pessoa reze com a Bíblia. O Retiro oferece atos de piedade como Adoração Eucarística, Via-Sacra, Oração do Rosário.

O bom desse Retiro é poder partilhar em família e com amigos os frutos que colhemos rumo a Páscoa do Senhor.

 

 

Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade  Canção Nova

Adquira o livros de Luzia Santiago:

01.02143    Quem ama