O nosso campo de trabalho

Neste mês, toda a Comunidade Canção Nova assume mais um ano do compromisso com Deus
de anunciar Jesus Cristo e a força do seu Evangelho.

Recordo-me das palavras de Dom Cláudio Hummes por ocasião do nosso Reconhecimento Pontifício, no qual ele nos coloca o específico da nossa missão e nos traz novas pistas para orientar o nosso chamado missionário: “Nós ouvimos Jesus Cristo dizendo no Evangelho a todos os apóstolos: ‘Ide ao mundo inteiro pregar o Evangelho a toda criatura’. Vocês estão sendo aprovados pelo Papa, mas com esta conotação muito forte de que vocês são um dom para a Igreja Universal, não somente para o Brasil.

O campo de trabalho de vocês é o mundo inteiro. Monsenhor Jonas, a Igreja hoje, põe de modo oficial, como campo de trabalho e vivência do Evangelho a essa Comunidade, o mundo inteiro.
Portanto, isto não é apenas um ponto de chegada, mas de partida. Vocês, meus caros, sejam perseverantes no seu carisma inicial; não o percam. Sejam sempre renovados nesse carisma, porque ele é que dá identidade a vocês, os mantêm fortes e unidos. Outros vão se agregando,
porque vocês são fiéis ao carisma inicial. Essa experiência do Espírito Santo, essa forte experiência de Deus, esse Espírito que leva vocês ao encontro forte e pessoal com Cristo e depois comunitário, que transforma vocês em discípulos e discípulas de Jesus Cristo, porque é nesse encontro que nós somos transformados. Ele nos transforma na medida em que somos capazes de abrir o nosso coração no encontro que fazemos com Ele.

Não se prendam apenas às obras, elas são importantes, mas deve nascer de algo que está dentro de cada um, dentro da comunidade, porque esta experiência com Jesus Cristo também
deve ser comunitária.

A Comunidade deve fazer a experiência do grito da fé, a oração da sua fé. Essa oração carismática que vocês renovam. Não percam esses valores. A leitura da Bíblia, da Palavra de Deus, sobre a qual foi realizado um Sínodo que veio ao encontro de vocês. Essa leitura orante da Palavra, que sempre nos faz de novo encontrar Jesus Cristo. “Aquele que é verdadeiro
discípulo sente-se estimulado na missão e ele quer levar aos outros; contar a eles o que ele viveu”.

É tempo de corresponder aos apelos de Deus através da sua Igreja. A nossa Comunidade tem abraçado de corpo e alma o nosso chamado, mas a cada compromisso assumido é um novo
apelo de fidelidade e constância.

Convido-os a abraçar conosco a nossa missão de evangelizar. Assumamos o compromisso
fiel com o Reino de Deus.