Deus não olha a aparência, mas o coração

O Senhor toma a iniciativa de escolher os Seus ungidos, mesmo que, aos olhos humanos, estes não seriam os escolhidos. Assim foi na unção de Davi e com tantos outros, até os nossos dias. Eliab era de boa aparência e de grande estatura, como Saul, mas por dentro não era como Deus queria.

O homem vê a aparência, mas Deus o coração
Foto: Wesley Almeida/CN

Davi, o irmão menor, antepõe seus irmãos mais velhos, porque Deus conhece os pensamentos e o coração de cada um:

“Mas o Senhor disse-lhe: Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o senhor olha o coração.” (I Sm 16,7)

Deus não pensa como pensam os homens, porque não se fixa nas aparências:

“ Eu, o Senhor, examino o coração e experimento os rins, retribuo a cada um conforme caminhou, conforme o fruto de suas ações.” (Jr 17,10)

“Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são os meus – oráculo do Senhor. Pois tanto quanto o céu acima da terra, assim estão os meus caminhos acima dos vossos e meus pensamentos distantes dos vossos.” (Is 55,8-9)

Deixemos o amor de Deus invadir nosso coração e correspondamos com humildade nos trabalhos e afazeres do nosso dia, como com Davi que no campo apascentava as ovelhas: “O Senhor disse a Samuel: Unge-o é este! É a partir daquele dia, o Espirito do Senhor se apoderou de Davi.” (ISm 16, 12b-13b)

“Felizes os humildes em espírito, porque deles é o Reino dos céus!”

“Encontrei e escolhi a Davi meu servidor.”

Senhor, fazei-nos ver e julgar com sabedoria! Ó, Senhor, Vós sois o meu Pai, sois o meu Deus, sois o meu rochedo onde encontro salvação!

Vinde, Espírito Santo!